Os usos dos tablets nas atividades funcionais para os alunos do curso de Auxiliar de Serviços Gerais/Jardinagem nos leva a descobrir uma forma de resistência aquilo que foge ao domínio dos alunos. Por exemplo, no caso do aluno RD reapresentamos a ele um aplicativo (App) chamado Formas e Cores, em Português, quando não conseguiu tocar e arrastar os encaixes das formas coloridas à sua forma vazada, além de ter ficado irratado com o som. O aluno, ao mesmo tempo em que saia e abria outro App, disse que gostava desse App Game Kids Free, figura 1, na parte de desenho livre (Draw). Neste há um pincel e uma paleta de cores que podem ser selecionadas pelo usuário e a borracha. Assim, o aluno RD demonstrou a produção de domínio dele.
A intervenção pedagógica consistiu em apresentar e reapresentar outras possibilidades de jogo. No caso do aluno RD tem dia em que há aceitação e outros em que prefere permanecer na sua zona de conforto, inclusive sem reproduzir outros modelos. Apenas com sua expressão espontânea.Assim, podemos observar a fase de desenvolvimento intelectual do mesmo. Outro dia, uma nova abordagem acontecerá...
Figura 1: Captura de tela do App Game Kids Free - Draw
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ESCREVA AQUI!